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Estrutura Organizacional

  • Secretaria de Assistência Social

    Adélia Lúcia Ferreira de Carvalho e Silva

    Telefone: 64 99306-9202

    E-mail: assistenciasocial@mossamedes.go.gov.br

    Endereço: Av. João Ferreira da Cunha, nº 631, Centro

    Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 07h às 11h e 13h às 17h

    Competências

    ✅ Competências da Secretaria de Assistência Social


    Planejar, coordenar e executar a política de assistência social do município, conforme o SUAS e a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).


    Garantir proteção social a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social.

    Gerenciar os equipamentos públicos da assistência social, como:


    CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)


    CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)


    Abrigos, casas de passagem, centros POP, entre outros.


    Executar serviços socioassistenciais nos níveis de:


    Proteção social básica


    Proteção social especial de média e alta complexidade


    Articular ações intersetoriais com outras políticas públicas (como saúde, educação, trabalho e habitação).


    Conceder e acompanhar benefícios eventuais, como:


    Auxílio-natalidade


    Auxílio-funeral


    Cestas básicas, entre outros, conforme a legislação municipal.


    Cadastrar e acompanhar famílias no Cadastro Único (CadÚnico) para acesso a programas sociais federais, como Bolsa Família ou equivalentes.


    Desenvolver ações de combate à pobreza e à desigualdade social, bem como ao enfrentamento de violações de direitos (violência, abandono, trabalho infantil, etc.).


    Promover a participação popular por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e conferências de assistência social.


    Realizar diagnósticos socioterritoriais para orientar o planejamento e atuação da política social no município.


    Capacitar os trabalhadores do SUAS e garantir condições adequadas para o exercício das atividades profissionais.


    Monitorar e avaliar os serviços, programas e projetos da assistência social, visando à melhoria contínua da qualidade dos atendimentos.